Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • 5 Dicas para você criar um software personalizado de sucesso

5 Dicas para você criar um software personalizado de sucesso

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Software

Softwares de sucesso.

O termo “software” não é novidade para ninguém, mas você sabe ao pé da letra o que significa? Podemos defini-lo como um conjunto de elementos lógicos necessários para que o usuário interaja com as máquinas.

O primeiro software surgiu na Inglaterra em 1948 baseado em um sistema criado pelo matemático húngaro Johon Neumann. Mas ainda sim, muitas pessoas acreditam que os softwares estão presentes apenas em seus dispositivos mobile e desktop.

Mas aparelhos como microondas e maquininhas de passar cartões também utilizam os softwares para executar suas funções.

Pensando no âmbito empresarial, indicadores afirmam que 98% das empresas – independente de seu porte, utilizam um software para realizar alguma função.  Aquele controle de contas a pagar e a receber feitos no Excel, ou aquele sistema robusto de controle de estoque da sua empresa  são softwares.

Com a intensidade do uso desses sistemas, existem diversas maneiras de escolher o que se encaixa melhor ao seu cenário. Você já ouviu a expressão “software de prateleira”?

Esses sistemas são definidos como um programa de computador produzido em grande escala de maneira uniforme. Eles são disponibilizados para o mercado e qualquer interessado pode adquiri-lo sob forma de cópias múltiplas.

Também existem os softwares personalizados, que são aqueles programas produzidos sob encomenda para atender a necessidade específica de um usuário.

Pensando na individualidade de cada empresa, vamos falar sobre 5 dicas para você criar um software personalizado de sucesso.

1.  Faça um check list de todas as suas necessidades e compartilhe com os desenvolvedores.

Concorda que um software personalizado será desenvolvido em prol de um objetivo? Isto é, você precisa sanar algumas necessidades, sejam elas de comunicação, de organização, de controle, entre outras.

Fazer um check list sobre quais são essas necessidades e conversar sobre elas com os desenvolvedores é um passo fundamental para vocês desenharem as funcionalidades que irão contemplar todo o seu check list.

Quanto mais os desenvolvedores entenderem o seu propósito, mais fácil será para alinhar suas expectativas ao software final.

Um dica valiosa é, centralizar a comunicação apenas em uma pessoa. Isso evita distorções e facilita o entendimento. Um relacionamento estreito entre você e a empresa que irá desenvolver o software é muito importante para o sucesso de seu sistema.

2. Estude seu mercado e modelo de negócio.

Como eu disse acima, qual é o objetivo do seu software? Quanto ele vai facilitar e otimizar as atividades dentro da empresa? Sua equipe está de acordo com essa nova aquisição?

Quando iniciamos um projeto, imaginamos soluções brilhantes. Mas essas soluções estão de acordo com o seu cenário? A realidade da empresa deve andar ao lado de qualquer sistema.

Você conhece aquele ditado: “Menos é mais”? Crie um software enxuto e que irá facilitar e desburocratizar as suas atividades. Deixe para implantar recursos mais sofisticados após o lançamento. Veja o impacto que ele irá causar e mensure se está alinhando com o esperado.

Lembre-se o processo de implantação de um sistema demanda esforços dos usuários. Ofereça uma boa experiência e motive a sua equipe a utilizá-lo com responsabilidade e entusiasmo.

3. Priorize algumas funcionalidades básicas.

Quando falamos de software, é normal que a versão entregue não seja a final. Algumas necessidades só são percebidas quando o sistema está em uso. Daí é possível verificar o que pode ser melhorado.

Não insista em uma solução completa logo de cara. Priorize as funcionalidades básicas, coloque o software para rodar e daí você mensura juntamente com a sua equipe o que pode ser ajustado.

Adquirir propostas de suporte e melhorias é uma ótima opção. É como se você tivesse uma “gordurinha” para concluir esses ajustes.

Escolher empresas que trabalham com metodologias ágeis é a principal dica. O SCRUM por exemplo, é um método em que o projeto é executado em ciclos e periodicamente é entregue uma “parte” do sistema funcionando. Daí é possível que você acompanhe de perto o que está sendo desenvolvido e se está de acordo com as suas especificações.

4. Não ignore as atualizações.

Se dedique aos testes e entenda que atualizações só serão viáveis se você executar constantes revisões do projeto.

Estipule um prazo para que a sua equipe possa utilizar todas as funcionalidades do software e avaliar se elas estão funcionando como o esperado. Qualquer sistema não é tão simples como possa parecer.

Não deixe para visualizar problemas quando suas atividades estiverem dependentes desse sistema. Lembre-se o intuito de um software é simplificar ações. Algumas pequenas atualizações podem significar economia e evitar estresse.

Se for possível testar e já prover atualizações na fase de desenvolvimento, aproveite!

5. Contrate uma equipe experiente.

Garanta que a equipe escolhida para o desenvolvimento do software seja experiente e de confiança. Escolha empresas que utilizam metodologias ágeis e que tenham cases de sucesso.

Pense que você está contratando um parceiro. Você precisa criar uma rede de relacionamento clara e satisfatória. A empresa será sua aliada por toda a fase de implementação do sistema. Como falamos, um sistema requer constantes atualizações, afinal a tecnologia não para.

Quanto mais eficiente for os desenvolvedores e mais atentos às novas tecnologias mais chances de criar um software de sucesso você terá.

Conclusão

Um software é capaz de contribuir e agregar valor a qualquer negócio, basta ser um sistema planejado e elaborado de acordo com as suas necessidades.

Em um mercado cada vez mais competitivo e num contexto em que as empresas precisam ser mais simples, colaborativas e conectadas é fundamental aplicações tecnológicas que ajuda a inovar e incrementar os resultados.

Invista em softwares que representa a identidade da sua empresa. A sua equipe também precisa se identificar.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, o que acha de me enviar um e mail? fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...