Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • 5 Dicas de como melhorar o Ambiente Corporativo

5 Dicas de como melhorar o Ambiente Corporativo

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Ambiente Corporativo

Como melhorar seu ambiente corporativo.

De acordo com pesquisa realizada pela Steelcase ao Instituto Ipsos, foram entrevistados 10 mil funcionários de empresas em 14 países. Apenas 31% se diz satisfeito com ambiente corporativo. 69% dos entrevistados, pouco mais de dois terços do total estão descontentes com a desorganização do local.

O mundo corporativo é algo que está sujeito a constantes mudanças. Alterações na estrutura física, organizacional e pessoal é fundamental para que esses aspectos estejam sempre alinhados a economia, concorrência, dinâmica de mercado e novos perfis de clientes

E você está satisfeito com o seu ambiente de trabalho? O que fazer para deixa-lo mais agradável? Quais fatores afetam sua produtividade? Vou falar sobre 5 dicas imperdíveis:

Fique ligado!

1- Ambiente corporativo ético

O que é certo ou errado? Questionamento bastante complexo não é? A resposta depende da cultura e educação de cada indivíduo. Mas para que a organização possa agir eticamente é necessário o alinhamento de princípios em prol da imagem que a instituição pretende transmitir ao mercado.

Respeitar a diversidade e destacar a importância dos princípios básicos como: moral, caráter e honestidade são fundamentais para convivência social.

Buscar ferramentas que permitem a visualização de dados concretos para que a tomada de decisão seja transparente a todos os envolvidos, certificar-se de que os valores da instituição combinam com os seus e trabalhar em cima de fatos e não suposições são estratégias para um ambiente corporativo harmonioso.

É válido lembrar que a organização também tem seus deveres. Remunerar dignamente, recolher impostos, preservar a ecologia, o meio ambiente e interagir com lealdade são exemplos éticos.

Assegurar-se de que as informações foram claras, completas e bem recebidas pelo outro são formas de preservar tanto o cliente interno quanto o externo.

Lutar por um ambiente corporativo ético não é uma tarefa fácil.  Muitas das vezes a lei do jeitinho brasileiro é mais fácil. Fazer correto e ser exemplo para equipe é uma decisão pessoal que nunca irá colocar carreira alguma em risco.

2 – Equipe bem preparada

Um grande erro cometido pelas empresas é a comunicação ineficiente com os funcionários sobre as informações de produtos e serviços que irão vender.

Sabemos que para fechar uma venda é necessário evidenciar vantagens em relação ao concorrente. Mas informar funcionalidade que seu produto/serviço é incapaz de oferecer e estabelecer prazos de entrega ou duração inviável coloca sua imagem em risco e gera estresse no ambiente corporativo.

Quando a equipe está bem preparada para responder dúvidas dos clientes, email , contatos telefônicos, exposição de produtos/serviços e conhecimento das reais necessidades do cliente se torna algo fácil e eficiente.

Quando os colaboradores estão em busca do mesmo objetivo e estão treinados igualmente além de evitar discórdias e competições desnecessárias favorece o ambiente corporativo.

A missão da organização gere significado aos negócios. Quando os funcionários entendem o motivo pelo qual estão trabalhando certamente irão mostrar interesse e envolvimento para o cliente. Uma relação de parceria entre funcionário e equipe reflete rapidamente no público externo da organização.

3- Implementar novas tecnologias

A constante expansão da tecnologia favorece para viabilização de processos complexos, contribui para identificação do mercado competitivo e beneficia o ambiente corporativo.

Aplicativos para comunicação interna, software e site corporativo são inovações tecnológicas que possibilita a fusão de informações, notícias, dados e comunicação entre os diversos setores e plantas da organização.

Tais tecnologias impactam diretamente no ambiente corporativo já que além de automatizar e simplificar processos permite a interação entre os diferentes níveis que compõe uma instituição.

Diante tais possibilidades, as empresas podem reagir de forma construtiva norteando suas ações em cima de análises. A empresa estar aberta a novas tecnologias permite o alcance a excelência em suas operações.

O desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos e pela eficiência na utilização dos recursos. Utilizar informações corretas , precisas e fazer com que os processos sejam transparentes dentro da empresa determina a sobrevivência ou descontinuidade das atividades de um negócio.

4- Motivação dos funcionários

Podemos definir motivação como a energia que leva os colaboradores em direção as metas da organização. Despertar razões para que o funcionário seja inovador, comprometido e engajado é imprescindível no ambiente corporativo.

Identificar os talentos e desenvolver habilidades para que a equipe trabalhe em harmonia propiciando o desenvolvimento profissional e a satisfação no ambiente corporativo são formas de manter os funcionários motivados.

Uma equipe motivada cria condições para realizar grandes feitos. Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes. Para que isso não torne o ambiente corporativo estressante é viável utilizar politicas e ferramentas que provocam a motivação.

Como exemplo dessas ferramentas, podemos falar sobre o aplicativo de comunicação interna.  Por meio do mural (recurso disponibilizado pelo app) é possível homenagear funcionários que inovaram processos ou que tiveram um desempenho acima do esperado.

O aplicativo também disponibiliza uma agenda corporativa  que facilita a organização, comprometimento e visualização de tarefas, eventos e reuniões. Funcionários motivados desempenham melhor suas funções e impactam diretamente nos resultados financeiros da empresa.

5- Layout do ambiente corporativo

Você sabia que ambientes com boa iluminação, decoração adequada, ventilado e confortável contribui para sinergia do grupo?

Você sabe o que é Cloud Computing?  Estamos acostumados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, certo?  No ambiente corporativo geralmente, dados e informações são armazenados em equipamentos destinados a esse fim.

Utilizando o Cloud Computing esse armazenamento é feito em nuvem, insto é na internet.  Esse recurso permite o acesso de qualquer lugar, desde que o dispositivo tenha acesso à internet.

Outro benefício é a melhora do layout da organização, já que não é necessário utilizar computadores só para armazenar aplicações. Logo, irá sobrar mais espaço concorda? Menos dispositivos físicos mais espaço para organização do ambiente corporativo.

Um layout otimizado permite a funcionalidade do processo produtivo, evita rearranjos, encurta distâncias e facilita a comunicação entre setores.

O que achou?

Você percebe que quando a organização trabalha em cima dos princípios éticos é mais fácil de alcançar a motivação dos funcionários já que ele se preocupa com seus princípios e reconhece a importância de cada colaborador?

Implementar novas tecnologias a partir de uma equipe bem preparada além de ser mais fácil a chance de dar certo é muito maior, concorda? Funcionários bem preparados estão abertos a novos desafios.

Um layout harmonioso otimiza as instalações já existentes e utiliza da melhor maneira o espaço disponível.

O que achou das dicas? Me envia um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...