Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • 3 vantagens em contratar uma Fábrica de Software

3 vantagens em contratar uma Fábrica de Software

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Fábrica de Software

Vantagens em contratar uma fábrica de software.

Você sabe o que significa fábrica de software? Esse termo é estudado desde 1960 na procura de um modelo que atenda aos objetivos de minimizar custos e aumentar a qualidade e produtividade na elaboração de produtos de software.

Fábrica de software é uma estrutura formada por um conjunto de profissionais, recursos materiais, processos e metodologias para o desenvolvimento de software, sistemas e aplicações englobando desde a análise de requisitos até a fase de manutenção.

Sua empresa possui necessidades específicas, certo? Desenvolver determinadas soluções dentro de um tempo proposto pode ser um grande desafio. Designar essa função a outra empresa que tenha expertise suficiente para atender suas expecativas pode ser uma solução.

Fábrica de software é um processo de criação de uma ferramenta.  Por exemplo, sua empresa precisa de um aplicativo para estreitar o relacionamento entre você e seu cliente. Concorda que esse aplicativo precisa ser personalizado de acordo com o perfil da sua empresa?

Essa solução irá criar um produto sob suas medidas, utilizando indicadores de qualidade e produtividade em cada etapa do ciclo de desenvolvimento.  Podemos comparar a fábrica de software com a fábrica de móveis planejados.

Você solicita um guarda roupa de acordo com as medidas do seu quarto. O material e detalhes são da sua escolha. Caso você precise de manutenção, pode solicitar ao fabricante, certo? Assim funciona com produtos solicitados a uma fábrica de software.

Você não precisa se preocupar com infraestrutura de software nem de hardware, não é necessário disponibilizar espaço para os profissionais realizar o serviço e não há custos extras, já que o investimento é pré-definido.

São estipulados prazos e o serviço é sempre alinhado as expectativas do cliente. Você já ouviu falar em Scrum? É uma metodologia ágil para gestão e planejamento de software. Os projetos são divididos em ciclos com um tempo determinado para cada conjunto de atividades a serem realizadas.

Sabemos que  muitas vezes pode ser complicado definir exatamente as funcionalidades de um software.  Ao desenvolve-lo é normal que surjam ideias, por isso optar por empresas que trabalham com Scrum é muito importante.  Sabe por que?

Ele prega a seguinte filosofia: a partir de uma ideia central inicia-se o desenvolvimento, e periodicamente (de acordo com a complexidade do software) são feitas reuniões para alinhar os desejos e expectativa do cliente ao produto que está sendo confeccionado.

Ainda sobre o exemplo do aplicativo para o cliente, imagina que você solicite-o e a fábrica de software pede um prazo de 2 meses. Ao final, você ansioso pelo app e também preparando uma cerimônia de lançamento recebe um aplicativo que não está de acordo com sua expectativa.

Não por incompetência da fábrica de software, mas por falta de alinhamento de objetivos ao longo do desenvolvimento.  Seria uma péssima situação né?  Por isso certificar-se de que a empresa utiliza metodologias ágeis é essencial.

Vantagens de contratar uma Fábrica de Software

Por que você contrataria uma fábrica de software? Aumentar a agilidade dos seus processos, garantir eficiência ou aumentar a produtividade nas mais diversas frentes?

Como atender as necessidades tecnológicas da sua empresa considerando qualidade, tempo, custo, atualização e know-how?  Vou falar sobre 3 vantagens da fábrica de software que vão te ajudar a responder essas perguntas.

Qualidade

Como garantir a qualidade do seu software? Sua empresa tem expertise  suficiente para atender suas demandas? Como eu disse,  fábricas de softwares eficientes utilizam metodologias ágeis com objetivo  de alcançar a qualidade.

Durante o desenvolvimento são feitas reuniões periódicas, certo? Falhas identificadas durante o desenvolvimento são fáceis de serem corrigidas. Quando alcançamos o produto final é certo que ele tenha passado por muitos testes e correções, daí a qualidade.

Permitir que o cliente possa manipular versões intermediárias e detectar comportamentos que o impeça de prosseguir alguma atividade é um critério valioso.

Optar por empresas que possuem certificações na tecnologia requerida,  legitimam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Empresas preocupadas com seu cliente final investem constantemente na atualização contínua de seus profissionais.

Custo

Concorda que uma fábrica de software além de possuir diversas habilidades na construção e manipulação de soluções, ela acumula experiência? Você já ouviu aquele ditado “quanto mais você repetir uma atividade mais você aumenta as chances de se tornar especialista”? Com isso, o tempo gasto é reduzido.

E tempo é dinheiro, certo? Reduzir investimentos com espaço físico, departamento de TI, contratação de profissionais e todo gerenciamento de sistemas e aplicações também são fatores que levam as empresas a optar pela fábrica de software.

Quanto sua empresa gasta com suporte e manutenção? Geralmente as empresas que atuam como fábrica de software sugere um pacote para suporte. Por  exemplo,  você paga um valor mensal e tem direito a 12 horas de suporte. Caso você não use, essa hora será acumulativa ou revertida em melhorias.

Espera-se que esse valor de suporte seja inferior a uma empresa que até então não tinha ligação com sistema. Dar manutenção em algo que você criou é mais fácil não é?

Customização

Como identificar o software certo para sua empresa? Por que investir em um software personalizado? Não seria mais fácil optar por um software “pronto”?

Concorda que investir em um software de acordo com a cultura e objetivo da empresa reduz o tempo de adaptação e aumenta o engajamento dos colaboradores?

Quando você opta por um software personalizado diferente dos softwares de “prateleira” é possível inserir inovações futuras. Incrementar a ferramenta e adaptá-la com diferenciais em relação a outros existentes no mercado torna a sua empresa diferente da concorrência.

Conclusão

Fábrica de software trata-se de uma solução de otimização de processos. O desenvolvimento de softwares se torna mais ágil, seguro  e eficiente.  O esforço da empresa contratante será expor seus desejos e expectativas.

A fábrica de software possui profissionais capacitados e treinados para diferentes tecnologias. Esse é um grande diferencial, é rentável para sua empresa ter um profissional especialista em cada tecnologia? Como garantir que ele  esteja atento as constantes atualizações da área?

Sua empresa consegue absorver todas suas demandas tecnológicas? Como vocês resolvem esse problema? Me envia um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br, será ótimo conversar com você.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...