Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • 3 Passos para você avaliar o seu ambiente corporativo

3 Passos para você avaliar o seu ambiente corporativo

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Ambiente Corporativo

Ambiente corporativo saudável.

O clima organizacional da sua empresa é um problema? Como medir a “saúde” do ambiente corporativo? Lidar com profissionais de diferentes opiniões, atitudes, comportamentos e características é um grande desafio.

O bom desempenho de uma empresa é composto por diversos fatores. Não há uma fórmula exata para gerir uma equipe, porém existem alguns princípios para te guiar até o sucesso.

O que fazer para que os colaboradores tragam melhores resultados para a empresa? Como estimular a sintonia entre os funcionários? Sua empresa esta atenta às práticas de valorização, capacitação, engajamento, retenção de talentos e estratégias competitivas? Essas são as principais variáveis de um ambiente corporativo saudável.

Fornecer um ambiente que estimule a produtividade e criatividade é fundamental para alcançar a satisfação dos clientes internos, daí você irá lidar com colaboradores felizes, motivados, engajados e comprometidos, concorda?

Você esta satisfeito com o seu ambiente corporativo? Estudos realizados pelo portal Trabalho.com, apontou que 52% dos entrevistados consideram mais importante trabalhar em um ambiente de trabalho agradável, 22% optam por promoção de cargo e apenas 14% por aumento de salário.

Avalie seu ambiente corporativo!

Um ambiente organizacional bem resolvido está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa. Você é daqueles que passa muito tempo sem fazer check-up da sua saúde? Concorda que quanto mais atencioso aos sinais do seu corpo maior é a chance de você evitar doenças?

Assim é o ambiente corporativo, caso você demore a fazer um “check-up” ele não vai “parar”, porém a empresa ficará vulnerável a grandes problemas. A saúde organizacional da sua empresa pode estar comprometida e você nem está sabendo. Fique atento aos passos abaixo e avalie o seu ambiente corporativo.

1- Comunicação Interna

Você sabe a real importância da comunicação interna dentro de uma empresa? Todos os problemas devem ser resolvidos a partir de um contato proativo e eficiente.  Como interagir com o próximo sem a comunicação?

Você reconhece todas as formas de comunicação? As empresas não podem ficar restritas apenas a comunicação verbal.  Se a sua empresa não oferece canais de relacionamento transparentes e eficientes, você acaba de descobrir um item muito valioso que deve ser verificado.

Estamos vivendo a era mobile, concorda? Daí a necessidade das empresas se reinventar e utilizar ferramentas para se aproximar de seus colaboradores. Quanto tempo por dia você gasta mexendo no seu celular?

As empresas precisam se aproveitar desses novos hábitos e unir a rotina dos funcionários. Utilizar aplicativos de comunicação interna é uma ótima ideia. Com apenas alguns cliques todos os colaboradores terão acesso a informações, dados e comunicados.

Um aplicativo de comunicação interna será uma ferramenta oficial da sua empresa. E como isso irá influenciar no ambiente corporativo? As informações disseminadas serão reais e acessíveis a todos, evitando ruídos e distorções.

Além de ser uma estratégia para alavancar a motivação dos funcionários, eles terão acesso em primeira mão sobre as principais noticias da empresa. Será um canal para auxiliar no processo da tomada de decisão, além de tornar os objetivos da empresa comum a todos. Quais são as ferramentas de comunicação da sua empresa?

2- Tecnologia

Quando falamos em automatizar, o que vem na sua cabeça? Automatizar nada mais é do que substituir atividades repetitivas pelo uso de sistemas, como máquinas, softwares e hardwares.

Em função da grande quantidade de atribuições e responsabilidades de um cargo, oferecer ferramentas que facilitem a execução das atividades e garanta uma maior assertividade é um critério muito importante.

Por que não automatizar processos rotineiros e tornar as tarefas de seus funcionários mais estratégicas e interativas? Concorda que é muito prazeroso quando você tem ferramentas eficientes para realizar um trabalho? Você se sente mais confiante e motivado.

Empresas que insistem em tarefas operacionais e não induzem o funcionário a pensar e almejar um resultado, está tendo grandes problemas com o ambiente corporativo. A grande maioria das pessoas são movidas por desafios.

É necessário que o funcionário entenda o processo produtivo como um todo. As atividades operacionais devem ser destinadas a softwares e os colaboradores devem ser induzidos a serem mais criativos, proativos e dedicados a estratégias organizacionais.

Se a sua empresa não está aberta aos novos softwares e soluções tecnológicas, o clima organizacional está perto de um adoecimento.

3- Gestão de dados

Você já ouviu falar em Business Intelligence (BI)? Esse termo refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

O BI facilita a interpretação dos dados auxiliando as empresas a montar estratégias para se solidificar no mercado. Os dados que circulam dentro de uma organização devem ser bem gerenciados.

Cada área possui seu próprio banco de dados, certo? O diálogo entre os dados de diferentes setores é extremamente importante. O BI é uma solução que promove essa integração entre os dados de diferentes setores.

Em vez dos dados ficarem espalhados em seus respectivos setores, eles devem ser armazenados dentro de uma única plataforma. Assim, relatórios serão emitidos a partir da interação de diversos dados e irá oferecer resultados com uma visão holística da companhia.

E o que isso tem haver com o ambiente organizacional? Os funcionários não irão perder longo tempo com a consolidação das informações e a criação de relatórios, garantindo sintonia e coesão no ambiente organizacional.

As decisões da sua empresa são baseadas no cenário da empresa como um todo? Os setores interagem entre si? Vocês utilizam alguma ferramenta de BI?

Conclusão

O ambiente organizacional da sua empresa esta saudável ou está precisando de um “check-up”?  Estudos afirmam que produtividade e criatividade está diretamente relacionada ao ambiente organizacional.

Sua empresa costuma fazer levantamentos internos? Itens como satisfação, motivação, relacionamento hierárquicos são essenciais mais um desenvolvimento saudável e prospero.

A tecnologia disponibiliza inúmeras ferramentas que além de automatizar processos tornam o trabalho mais prazeroso e desafiador.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode me enviar um email: fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Vai ser ótimo conversar sobre o cenário da sua empresa.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...