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3 Motivos para você utilizar um aplicativo corporativo

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Aplicativo corporativo.

Uso de aplicativos corporativos.

O mundo está cada vez mais conectado. Concorda que marcas, empresas e até pessoas precisam se transformar?  Indicadores apontam que 50% de todo trafego global da web vem de dispositivos moveis.

Quando você utiliza seu smartphone? Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o número de aparelhos móveis no Brasil rapidamente se igualará ao número de habitantes no país.  Os brasileiros são usuários dedicados a seus aplicativos no celular.

Você sabe quantos aplicativos no celular você tem? Segundo levantamento da Cheetah Mobile nós usamos pelo menos 29 aplicativos por mês. Isso significa que a sua empresa não pode ficar de fora. O uso de aplicativos corporativos é uma tendência que veio para ficar.

Se transformar digitalmente é basicamente reestruturar os processos e mergulhar na cultura digital. É possível aumentar a produtividade, sinergia, resultados e parcerias utilizando apenas um aplicativo.

E ai você me diz, mas eu já tenho um site responsivo. Ele não é o suficiente para os meus clientes me encontrarem na web? Talvez não! Ainda que a versão responsiva do seu site seja imprescindível ela não é o suficiente.

Segundo pesquisa da Citreo, aplicativos convertem 20% melhores que sites.  Mas afinal, o que é um aplicativo corporativo? É um aplicativo que reúne diversos blocos de informações e ferramentas para atingir um proposito de negócio.

Por exemplo, a comunicação entre seus colaboradores está falha. A sinergia entre os funcionários não está legal e a falta de transparência das informações está afetando o clima organizacional.

Desenvolver um aplicativo corporativo para comunicação interna é uma ótima solução. Será um canal de comunicação disponível para todos os funcionários. Todos terão acesso a dados, resultados, notícias entre outras funcionalidades.

Você também pode desenvolver um aplicativo para aproximar todos os gestores da sua organização. É muito importante a integração entre todos os setores, ainda que sejam de áreas muito distintas.

Os laços entre empresa e cliente externo dimensionam os resultados da organização. Desenvolver um aplicativo para seus clientes é o mesmo que deixar as portas da sua empresa aberta 24 horas por dia.

A possibilidade de comprar um produto/serviço sentado no seu sofá às 21:00 do domingo é ótima, não é? Oferecer essa flexibilidade ao seu cliente é um grande diferencial competitivo.

Quando falamos em aplicativos corporativos, existem duas opções. Você pode optar por um aplicativo que já está pronto ou desenvolver um de acordo com as suas necessidades. E ai você me pergunta, qual é o mais vantajoso? Depende dos seus objetivos.

Por exemplo, um aplicativo para o seu cliente externo deve ser personalizado de acordo com o perfil da empresa, concorda?  Ele deve ter a cara da empresa. Quando falamos em aplicativos para seus colaboradores, você encontra alguns sistemas de comunicação interna “prontos” que podem se adequar exatamente as suas necessidades.

Não entenda que seus colaboradores não precisam de algo personalizado, mas concorda comigo que são eles quem constitui o perfil da empresa? Eles precisam mesmo é de ferramentas eficientes e de fácil acesso.

Por que utilizar um aplicativo corporativo?

Pensando em um canal de navegação simples e ágil o desenvolvimento de aplicativos é importante para qualquer empresa, independente do porte ou segmento.

Muitas vezes o conceito de aplicativo pode remeter a entretenimento. Logo lembramos do Whatsapp, Facebook, Instagram e Linkedin. Porém, você já parou para pensar o peso que esses aplicativos têm na vida das pessoas?

O Whatsapp é um grande canal de comunicação. Quantas notícias são disseminadas diariamente pelo Facebook? Quantas pessoas já conseguiram emprego pelo Linkedin? Quantas campanhas ganham evidência no Instagram?

E daí eu te pergunto qual será o impacto de um aplicativo corporativo na sua empresa? Qual é o peso que essa ferramenta vai gerir na vida dos consumidores e/ou colaboradores?

Ranqueamento

Quando você digita no Google “empresa de logística” quais são as primeiras empresas que aparecem? As empresas que aparecem na primeira página são as melhores ranqueadas. E qual o benefício disso? Indicadores afirmam que 40% das pessoas não acessam o resultado a partir da segunda página da pesquisa.

Na maioria das vezes o Google mostra aplicativos nos primeiros resultados quando uma busca é feita pelo celular. Por exemplo, sua empresa possui um aplicativo para seus clientes externos. Quando eles buscarem por algo relacionado ao segmento da sua empresa, a chance do seu aplicativo ser um dos primeiros a ser ranqueado é enorme.

E qual o benefício disso? Visibilidade. Será como um marketing grátis da sua empresa. A probabilidade das pessoas baixar seu aplicativo e se tornar um cliente é muito grande. Como consequência disso, os resultados da empresa será aumentado.

Transparência

Na sua empresa vocês tem problema com ruídos? Muitas conversinhas derivam da falta de transparência nas informações e dados, deixando o clima organizacional pesado e em alguns casos improdutivo.

Aplicativos para comunicação interna é uma ferramenta valiosa. Já parou para pensar que  todos os seus colaboradores terão acesso a informações corretas e sem distorções? Será uma plataforma que disponibilizará boas práticas, resultados e fatos relevantes para produtividade.

Pode ser uma forma de motivar os funcionários e confirmar a importância que eles têm para organização. Funcionários satisfeitos e bem informados resultam em produtividade. A comunicação é um pilar importante para alinhar os objetivos da organização e torna-lo comum aos colaboradores.

Experiência

A experiência é um fator decisivo para qualquer usuário. Independente de qual será seu público, um aplicativo corporativo é um canal que estreita laços e torna atividades mais práticas e rápidas.

Estamos cada vez mais dependentes dos dispositivos móveis e a empresa precisa encurtar sua distância à apenas alguns cliques. Assim como você, seu colaborador também está conectado. A experiência de ter a empresa na palma da mão é sinônimo de confiança e importância.

Um aplicativo intuitivo, fácil de usar e com uma interface compatível com a empresa é um belo combo para converter em vendas.  O que você busca no ato da compra como usuário? Eu busco tranquilidade, agilidade e disponibilidade. Acredito que você não seja muito diferente.

Conclusão

A empresa atual deve estar disposta a se adequar as mudanças tecnológicas. Em função da grande concorrência, os consumidores estão cada vez mais exigentes.  Até certa época eles buscavam apenas qualidade. Hoje eles buscam experiência,  disponibilidade, facilidade, status entre outros critérios.

O colaborador é o principal pilar de uma organização. Ele é o marketing, o desempenho, produtividade e interação. Oferecer a ele ferramentas que otimizam suas atividades e agregam ao produto/serviço final que a sua empresa oferece é imprescindível.

Sua empresa possui algum aplicativo corporativo?  Vocês utilizam alguma ferramenta para comunicação interna? O canal de relacionamento entre empresa e cliente é efetivo? Conte-me um pouco sobre seu cenário, meu email é fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo conversar com você.

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