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3 Estratégias comprovadas para você lançar um aplicativo de comunicação interna

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Aplicativo de Comunicação Interna.

Lançamento de um aplicativo de comunicação interna.

Um aplicativo de comunicação interna é uma ótima solução para uma série de problemas, como: tornar a intranet da sua empresa mobile, desburocratizar processos e alcançar a disseminação transparente de notícias e informações entre todos os setores da empresa.

Mas como saber se o aplicativo que você irá lançar terá o impacto planejado? Como evitar  falhas? Como garantir que todos os funcionários irão utilizar o aplicativo? Essas respostas você só terá quando o app tiver disponível para uso, concorda?A partir do feedback dos colaboradores e da quantidade de usuários será possível mensurar os resultados.

Quando você propõe uma nova metodologia, ferramenta ou ideia acredito que o mínimo que você espera é o engajamento das pessoas para tornar o projeto real. Porém, inicialmente isso pode ser um grande desafio.

Em muitas situações, o novo assusta e gere certa resistência. Ao lançar um aplicativo de comunicação interna, como garantir a aceitação dos funcionários? O que fazer para incentiva-los a baixar e utilizar o app?

F.U.N

Você já ouviu falar no FUN? Essa é uma estratégia utilizada e comprovada por diversas empresas americanas. Percebemos que grandes cases de sucesso se beneficiam desses simples critérios.

Não importa o tamanho ou segmento da sua organização, essa estratégia se aplica a qualquer empresa. Entenda como funciona o FUN:

F (Foco nos funcionários)

Envolver os funcionários no processo de desenvolvimento do aplicativo cria um espírito importante de co-criação, concorda?  Disseminar ideias e comentários sobre o projeto além de agregar valor ao produto final motiva os funcionários a estabelecer um relacionamento com a ferramenta.

Segundo a autora Denise Lee Yohon, o primeiro passo para o desenvolvimento de um aplicativo de comunicação interna é reunir-se com os colaboradores e dizer-lhes: “Este é o nosso propósito, estes são os nossos valores, esse é o tipo de cultura que estamos tentando cultivar. Ajude-nos a entender como esse aplicativo pode aproxima-lo da nossa cultura”.

Este passo é crucial para o envolvimento dos funcionários, conhecer o projeto desde o seu nascimento promove um senso de criação compartilhada.

Esta foi à estratégia assumida pela Viessmann, fabricante líder de produtos para aquecimento e energia solar. A primeira pergunta da empresa foi direcionada ao público interno: é o momento certo para desenvolvermos um aplicativo? Eles concluíram que sim, e a liderança concordou.

Daí, funcionários de diversas áreas dentro da organização conseguiram projetar um plano para o aplicativo em apenas seis horas.

Diz-se von Truchseß: “Nós não escrevemos especificações funcionais e técnicas primeiro, desenvolvemos um protótipo e só depois o lançamos como um produto final”.

A empresa realizou uma série de oficinas com base em um processo de teste e discussão com objetivo de descartar e melhorar a versão básica do aplicativo. O resultado: 90% dos usuários conectados ao aplicativo de comunicação interna da empresa.

O partido político alemão CDU Hessen também decidiu que a melhor maneira de divulgar o aplicativo de comunicação interna entre os funcionários era disponibilizando-o para testes em pequenos grupos.

Eles rapidamente perceberam que estavam no caminho certo e gradualmente trouxeram colegas adicionais (especialmente aqueles em TI) na fase de teste. No início, eles se restringiram a um canal de notícias para o seu escritório regional e experimentaram os diferentes plugins durante a fase de teste.

U (Use  a imaginação)

As formas inventivas e até humorísticas para contabilizar o lançamento de um aplicativo são ótimas para garantir que seus colaboradores estejam excitados e informados sobre sua liberação.

Franciscan Children’s Hospital em Boston, Massachusetts, organizou um programa de lançamento leve para o aplicativo de funcionários, TheFRAN. Como o objetivo da nova ferramenta era mover as comunicações do hospital para além da sua antiga intranet “dinossauro”.

Os membros da equipe se revezavam vestidos com um traje T-Rex e colocando “ovos de dinossauro” ao redor do prédio, que poderiam ser negociados para Dunkin ‘ Cartões de presente de donuts’.

Após apenas dois meses, 80% da força de trabalho do hospital estavam usando o aplicativo de comunicação interna; Após quatro meses, esse número subiu para 85%.

A empresa alemã de transporte rodoviário Reinert Logistics usou uma estratégia mais direta para atingir seus 1.250 trabalhadores. Eles anexaram informações sobre o lançamento do aplicativo nos holerites de seus funcionários e, após a sua liberação, forneceram cartões de rascunho que revelaram um código QR para baixar o aplicativo.

Esta abordagem simples, mas eficaz (que faz fronteira com a gamificação – outra maneira criativa de se engajar em usuários potenciais do aplicativo) levou a uma taxa de embarque imediata de 50%.

No Sparda Bank em Berlim, o objetivo do projeto de seus aplicativos era informar e conectar seus funcionários enquanto estavam em movimento e longe do escritório.

O banco decidiu que eles iriam lançar seu aplicativo como uma declaração de amor amável por seus funcionários, e eles organizaram adequadamente um lançamento do Dia dos Namorados. O aplicativo interno HALLO # foi lançado em 14 de fevereiro, e em apenas dois meses teve uma taxa de usuário excepcional de 85%.

A T-Systems MMS decidiu que um evento de toda a empresa foi a melhor maneira de implementar o aplicativo MyMMS. Dirigindo-se ao seu acampamento de vida digital anual, eles criaram cartazes e outros materiais promocionais atraentes.

Os participantes no campo receberam um código QR que desbloqueou informações exclusivas e conteúdo do aplicativo. O resultado foi que um incrível 400 de 650 funcionários se inscreveram no MyMMS no dia do evento.

N (Nunca pare de engajar)

Uma das grandes vantagens de um aplicativo de comunicação interna é que ele pode crescer intrinsecamente com sua empresa. O envolvimento dos funcionários acontecerá naturalmente, pois seu aplicativo se torna cada vez mais presente nas atividades diárias dos colaboradores.

O importante a lembrar é que um esforço consciente será necessário para manter seus funcionários atualizados sobre as ultimas melhorias do aplicativo de comunicação interna.

Medidas consistentes para atrair e encorajar o uso contínuo de seu aplicativo de funcionários sempre devem ser uma parte primária da sua estratégia ativa.

Franciscan Children’s é um excelente exemplo dessa abordagem pró-ativa para apoiar o uso de seu aplicativo de funcionários. Apesar do seu excelente sucesso inicial, ou talvez por causa disso, o hospital decidiu fazer a TheFRAN uma parte permanente do processo de embarque.

Todos os novos funcionários do hospital são convidados a baixar o aplicativo e, ao fazê-lo, eles recebem imediatamente uma sensação de adesão na equipe do hospital, com acesso total à cultura de comunicação aberta que o aplicativo promove ativamente.

Esforços como estes irão garantir que seu aplicativo, uma vez lançado, se tornará uma parte essencial da vida profissional de seus funcionários.

Conclusão

O desenvolvimento de um aplicativo de comunicação interna deve ser algo planejado e almejado por toda a equipe. Os objetivos devem estar bem alinhados e os colaboradores cientes dos benefícios da nova ferramenta.

Sua empresa investe em alguma das estratégias citadas acima? Como vocês garantem a acessibilidade dos funcionários aos novos sistemas? Como vocês lidam com a resistência dos colaboradores? Eles sempre estão abertos as novas tecnologias?

O que acha de me enviar um email? fernanda.pinheiro@ivoryit.com  Será ótimo discutir sobre as estratégias que a sua empresa utiliza para lançar novas ferramentas para o público interno.

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